Maria Dapaz – release 2015 23/11/2015 13h26

Maria Dapaz – release 2015 23/11/2015 13h26

 


Maria Dapaz nasceu em Jaboatão dos Guararapes/PE e se criou na cidade de Afogados da Ingazeira no sertão pernambucano. É comendadora da cidade desde 2009 em reconhecimento do seu trabalho artístico e a divulgação do nome da sua cidade em todo Brasil e no Exterior. Em 2011 recebeu homenagem da Universidade Rural de Pernambuco parabenizando-a por seu talento reconhecido internacionalmente, por sua carreira consolidada e a indicação ao Grammy Latino 2004 com o CD “Vida de Viajante”. Morou na Europa seis anos.

É uma artista de muitas qualidades. Seja como autora, instrumentista ou como intérprete, ela tem sua marca própria e um bom-gosto inquestionável. Carismática, Maria Dapaz se destaca pela bela voz potente e afinada. Com seu canto sincero, sua voz marcante e muita sensibilidade, ela mostra toda a beleza de um repertório bem brasileiro.
Como compositora, ficou conhecida no Brasil inteiro com a música da sua autoria “Brincar de Ser Feliz” nas vozes de Chitãozinho & Xororó, tema da novela Pedra sobre Pedra. A dupla também gravou “Bailão de Peão, Loira Gelada e Meu Café da Manhã”.

Hoje tem 16 discos gravados e grande experiência em palcos nacionais e internacionais. Sua paixão pela música se manifestou muito cedo, tornando-se profissional como crooner de grupos de bailes (Marajoara) onde aprimorou o ofício de cantar. Foi para São Paulo onde gravou o seu primeiro disco, Pássaro Carente, pela gravadora Copacabana.

No período em que morou na Suíça, onde lançou 3 discos, se apresentou para plateias exigentes em importantes palcos da Europa, como A Velha Ópera de Frankfurt, Breminale, Festival de Nürenberg e Festival de Música de Berlim Orienta, Festival de Montreux na Suíça, Printemps de Bourges na França com as manchetes: “A voz de fogo vindo do Brasil” e “Um continente inteiro na voz”

2009. Reeditou CD “Meu Lugar” 10 anos depois de lançado nacionalmente no Programa do Jô da TV Globo. CD esse que marcou a carreira da artista.

2009/2010 Abriu o projeto Nossa Língua Nossa Música no CCBB do Rio de Janeiro/2009 e Brasília/2010 onde dividiu o palco com Joana Amendoeira (Portugal) Nancy Vieira (Cabo Verde) e Rosa Madeira (Ilha da Madeira).

2011 Maria Dapaz focou a seu agenda no Nordeste se apresentando em grandes palcos nas cidades de Gravatá, Arcoverde, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Carnaíba, Tabira, Recife encerrando o ano com show de Réveillon na praia de Candeias Jaboatão…

2012 Em Portugal, representa o Brasil na festa da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) em fevereiro na Aula Magna de Lisboa e no Casino de Estoril.
No Brasil, Maria Dapaz foca o ano em homenagem especial ao Rei do Baião, com o (re) lançamento do CD Vida de Viajante (Atração Fonográfica) em edição especial Centenário Luiz Gonzaga mostrando o que tem de mais verdadeiro no legado musical deixado por ele.
Em São Paulo abre as comemorações do Centenário de Gonzagão durante todo o mês de março na Galeria Olido da famosa Avenida São João com o projeto “Baião da Quarta” e faz temporada de 3 dias em novembro no Teatro do CEU Zilda Arns/Osasco
Em Recife abre as comemorações do Centenário no Conservatório Pernambucano de Música -“Cestas de Música”. Participa do projeto “Recife Canta Gonzaga” na praça do Arsenal. Apresenta seu show acústico “A minha vida de viajante” no Manhattan.
Em Pernambuco: apresentou seu show em homenagem ao Luiz Gonzaga nas cidades de Vitória de Santo Antão, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Caetés, Sirinhaém, Sertânia, Recife.

2013 Lança seu 15º CD “Outro Baião” com 14 faixas da sua autoria com seus parceiros mais frequentes como Jotta Moreno, Luiz Avelima, Xico Bizerra e Fátima Marcolino. Com shows de lançamento em Pernambuco (Gravatá, Arcoverde, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Timbaúba, Recife…)

2014 Destaque para Outro Baião, selecionado para o 25º Prêmio da Música Brasileira com festa de entrega dia 14/05/14 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Categoria Melhor Cantora e ganhou o Trofeu Acinpe (Associação de Cantores e Intérpretes de Pernambuco) Prêmio da Crítica.
“Outro Baião” é uma explosão de brasilidade. Gravado no Recife com 14 faixas assinadas por Maria Dapaz e parceiros.Trabalho focado na difusão de uma música que se espelha na riqueza de um povo, ressaltando a beleza da sua história, seus cânticos, seus sonhos, tristezas e alegrias. Agindo também como uma forma de auxílio em todo o processo de preservação de uma linguagem musical.

2015 Marca a estreia do recital “A Arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa” no Teatro Santa Isabel de Recife/PE dentro da programação do Festival Internacional de Artes Cénicas de Pernambuco, Janeiro de Grandes Espetáculos. E o lançamento do CD ao vivo desse mesmo show pela gravadora Atração de São Paulo.

Algumas frases que críticos musicais já publicaram:

Talento e autenticidade, cá dentro da nossa porta. O espetáculo musical “A arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa”, realizado no domingo 18.01.2015, entrou para história do centenário Teatro Santa Isabel, na capital pernambucana. Ademar Rafael 2015, Blog do Finfa PE

Maria Dapaz é considerada hoje, a melhor intérprete da contemporaneidade do saudoso Luiz Gonzaga – Blog Fernanda Tavares/2011

Maria Dapaz – Essa mulher de timbre maravilhoso … Muito na sua, ela interpreta com muita classe e savoir-faire, canções já conhecidíssimas, mas que com ela, não podem mais ser ouvidas na voz de outros – CityNews, Campinas/SP

Maria Dapaz resgata clássicos nordestinos com sotaque e afeto. “Meu Lugar” pode ser chamado de suíte nordestina. Com este CD, Maria Dapaz aprofunda seu envolvimento com a música nordestina. O canto da intérprete e os arranjos de Bira Marques realçam a todo momento a beleza da obra gonzagueana – Aluizio Falcão, Isto é Gente/SP 2000

Com originalidade a cantora e compositora pernambucana Maria Dapaz mostra todo o poder de seu canto afinado. Sempre com requintado tratamento acústico, ela intercala composições próprias com canções de Luiz Gonzaga e parceiros, como Riacho do Navio e Kalú – Vilmar Ledesma, Diário Popular/SP 1999