Publicações Nacionais 1998 a 2001

Publicações Nacionais 1998 a 2001

 

Maria da Paz abriu caminhos poéticos de Afogados da Ingazeira ao mundo afora
01/12/2001 12h29

<…A cantora pernambucana de voz melodiosa e contundente tem muita história pra contar depois de mais de 20 anos de carreira. Uma estrada comprida ao ritmo de forró e da fina MPB, em grande parte do percurso em parceria bem sucedida com a percussionista Suíça Jocelyne Aymon. Quando estão em Pernambuco, elas se sentem em casa…>
Autor: Luiz Claudio Ferreira
Fonte: Veja Recife on line

Gravar Luiz Gonzaga pode, a princípio, remeter ao lugar comum 27/10/2000 12h28

Mas “Meu Lugar” dispensa o rótulo. Os arranjos-com direito a acordes de piano e violoncello- e a suavidade de uma intérprete experiente, que sabe explorar o valor da simplicidade, estão aí para comprovar…
Autor: Clóvis Cabalau
Fonte: O Estado do Maranhão

Maria da Paz resgata clássicos nordestinos com sotaque e afeto 30/03/2000 12h26

O CD Meu Lugar da intérprete e compositora Maria da Paz, aprofunda seu envolvimento com a música nordestina. Desde o primeiro disco em 1980, quando gravou a melhor versão existente de “Súplica Cearense” (Gordurinha), ela vem coerentemente associando trabalho autoral e resgate dos clássicos de Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Humberto Teixeira, Luiz Vieira e outros soberanos criadores da região… Meu Lugar pode ser chamado de uma suite nordestina. A voz de Maria, cheia de sotaque e afeto, volta mais uma vez às origens. Há oito magníficas recriações de Luiz Gonzaga com vários parceiros. O canto da intérprete e os arranjos de Bira Marques realçam a todo momento a beleza da obra gonzaguiana. Bira centrou o trabalho em pianos, percussão e cello, recorrendo poucas vezes à competência de Dominguinhos (sanfona) e Ubirajara Marques (harmônica). Uma experiência não ortodoxa e com excelentes resultados…Coerência e sentimento…
Autor: Aluizio Falcão
Fonte: Isto é Gente/SP

Maria da Paz – Lugar cativo na linha de frente da MPB 20/01/2000 12h25

Meu Lugar, da pernambucana Maria da Paz, é um convite para quem pretende mergulhar, sem preconceito, na música regional. A produção independente, com arranjos e regência de Bira Marques, com orquestração de cordas à frente da sanfona em algumas canções, garante o lugar cativo da cantora e compositora na linha de frente MPB. Com um trabalho à base de cordas, a pernambucana mostra que é possível universalizar a música regional…
Autor: Cesar Rasec – Caderno 2
Fonte: A Tarde de Salvador/BA

Maria da Paz encontra o seu lugar – Sensibilidade e beleza do repertório bem brasileiro
07/12/1999 12h24

É com este belo trabalho que Maria da Paz enfrenta a outra corrente da nossa música nordestina, que não parece tão fiel ao estilo, principalmente quando se trata de Luiz Gonzaga (O Rei do Baião), tiro o chapéu…. Cantora, compositora e intérprete, Maria da Paz mostra com seu canto sincero, a sensibilidade e a beleza do repertório bem brasileiro que, acompanhados de arranjos que vão da sanfona ao cello, unem-se a um casamento melodioso e ritmado, mostrando que esta combinação dá certo. Ouvir clássicos, como Estrada de Canindê, Kalú e Riacho do navio na voz de Maria é realmente se sentir em paz com a música nordestina….
Autor: Zé Terra
Fonte: Revista Interativa Borage nº15

Maria da Paz mostra todo o poder de seu canto afinado 27/09/1999 12h22

Meu Lugar (Independente). Com originalidade, a cantora e compositora pernambucana mostra todo o poder de seu canto afinado. Sempre com requintado tratamento acústico, ela intercala composições próprias com canções de Luiz Gonzaga e parceiros, como Riacho do navio e Kalú. E seu romantismo com gostinho interiorano explode em músicas de forte apelo, como De volta pra você, Coração de beija-flor e no xote Apaixonada eu tô, em dueto com Jorge de Altinho…
Autor: Vilmar Ledesma
Fonte: Diário Popular/SP

Maria da Paz em nova fase – Da pá virada… 20/06/1998 12h21

Neste trabalho a cantora mostra todo o seu talento, com sua voz suave, pois em cada faixa é uma grata surpresa, confira ouvindo este CD. Esta é a hora e a vez de Maria da Paz conquistar seu lugar por merecimento de quem sempre lutou e venceu pelo seu próprio valor…
Autor: Cidão Lossurdo
Fonte: O Rouxinol/SP